Explosões fantasmas voltam a acontecer no planeta e intrigam cientistas da NASA

c7741eac03b2f21583e0d2c750450343--birmingham-alabama-sweet-home-alabama

Sons fantasmas são ouvidos em diversos países há anos. Apesar dos frequentes registros, raramente a ciência fala a respeito.

O assunto, até então, era tratado como ‘lenda urbana’. Contudo, desde o início de 2017, dezenas desses fenômenos foram percebidos em diferentes cidades e nações.

Os estrondos mais recentes aconteceram na semana passada, no estado do Alabama (EUA).

6492408941_10a6268a1b_b
Conforme o jornal britânico Daily Mail, moradores ficaram assustados com a intensidade do barulho, ouvido em diversos municípios daquele estado. Apelidado de ‘Bama Boom’, o perturbador ruído confundiu até mesmo especialistas.

Segundo o periódico, somente este ano mais de 60 episódios foram percebidos em diversas localidades ao redor do globo.

“Esta não é a primeira vez que o som misterioso foi ouvido, e os incidentes estão se tornando mais freqüentes de acordo com alguns relatórios. Neste ano, ruídos similares foram relatados 64 vezes em locais como Michigan, Lapland, St Ives, Swansea e Yorkshire”, destaca o jornalista Shivali Best.

NASA e serviço meteorológico falam a respeito

Em 14 de novembro, habitantes de várias cidades do Alabama foram surpreendidos com uma intensa explosão fantasma. No mesmo dia o Serviço Nacional de Meteorologia de Birmingham (NWS), da Inglaterra, comentou o incidente.

Pelo Twitter, cientistas apontaram duas hipóteses para o episódio: aeronaves supersônicas ou meteoritos.

“Não vemos nada indicando grande [incêndio]/fumaça no radar ou satélite; nada no USGS indicando um terremoto. Nós não temos uma resposta e só podemos fazer [duas] hipóteses:

1 – Boom sônico de aeronaves;
2) meteorito w/corrente Leonid chuveiro?”,

 

O chefe do Escritório de Meteorologia do Meio Ambiente da Agência Espacial Americana (NASA), Bill Cooke, também compartilhou das mesmas crenças que o Serviço Nacional de Meteorologia de Birmingham.

Para ele, os perturbadores ruídos, parecidos aos emitidos por trens, podem derivar de aviões que ultrapassam a barreira do som, além de explosões terrestres ou um bólido – grande meteoro que explode na atmosfera.

Confira diferentes gravações dos emblemáticos sons, captados em anos distintos.

 

 

 

 

 

 

Seis teorias para o evento
1 – Explosões sônicas: São associadas a ondas de choque criadas por aeronaves que viajam mais rápido que a velocidade do som.

2 – Exercícios militares: Às vezes, esses insólitos barulhos são causados a partir de treinamentos militares, ocorridos no Exército ou em bases navais.

3 – Explosões controladas: Servem para detonar ou desativar dispositivos explosivos suspeitos.

4 – Eventos climáticos: Explosões incomuns podem acontecer a partir das tempestades elétricas ou de trovão. Porém, na maioria das vezes são registrados durante céu limpo.

5 – Corpos celestes: Ao romper a atmosfera da Terra, grandes meteoros podem gerar ondas de choque. Geralmente são notadas como um ‘boom sônico’.

6 – Aliens: Teóricos da conspiração acreditam que os extraterrestres são os causadores desses sons. Até o momento, não há evidências disso. A única certeza é que as explosões continuam. O resto é lenda.

Comments

comments

Deixe uma resposta