Você sabe o que são esses postes coloridos em portas de barbearia?

Atualmente, com as diversas barbearias retrôs que existem em todo o mundo, diversos profissionais colocam um pequeno poste colorido nas postas dos estabelecimentos, mas afinal, o que significa isso? Antigamente, os barbeiros em todo o mundo também faziam pequenas cirurgias, como dar pontos em algumas feridas, tratar/tirar alguns dentes e, para informar os clientes de que o estabelecimento também prestava este serviço, eles usavam o famoso poste colorido.

O azul e branco simbolizam que, além de fazer a barba, o profissional também corta o cabelo dos clientes. Já o vermelho, simboliza o sangue arterial, deixando claro que eles faziam as cirurgias citadas acima.

Em 1163 baniu-se a prática desses procedimentos pelos barbeiros, deixando para que apenas os médicos tratarem os casos.

Curiosidade bônus: Existem rumores de como a palavra “barbeiro” se tornou um sinônimo de “desastre”. No século 19, com as cirurgias citadas acima, obviamente muitas acabavam mal, justamente pela falta de habilidade dos barbeiros, então a fama chegou ao Brasil e, sempre que alguém cometia alguma coisa desastrada, a chamavam de “barbeiro”. Claro, existem variações nesta história.

Comments

comments

Allyson Souza

Publicitário, 25 anos.